sábado, 4 de julho de 2015

02/07/2015
Xinguara/ Ato de bravura marca promoções de policiais militares
No último dia 12 de junho de 2015 o Governo do Estado do Pará através de um decreto publicado do Diário Oficial da União do Estado, concedeu a promoção por ato de bravura á 04 policiais da qualificação de praças da Polícia Militar que atuam no policiamento da cidade de Rio Maria, todos lotados no 17º BPM de Xinguara.

A solenidade que marcou as promoções aconteceu no salão de eventos da Associação Comercial e Empresarial de Xinguara (ACIAPA), na manha desta quinta-feira (02) de julho. O ato foi apresentada pela Capitã Joelma. O comandante do 17º BPM Carajás de Xinguara, Tenente Coronel João Luiz no uso de sua palavra parabenizou os policiais pelo trabalho desenvolvido em prol da sociedade em geral. 

Os policiais promovidos são: O Sargento Silvio Costa Lima que passou de 3º Sargento para 2º Sargento, e os soldados Palheta, Dos Santos e Torres que foram promovidos a Cabo.  A promoção por ato de bravura é quando o policial militar expõe a própria vida no cumprimento de sua missão.

Foi o caso dos quatro promovidos nesta quinta-feira. Em 2013 os quatro policiais participaram de uma missão que acabou com a prisão de um homem por agressão a sua companheira. Dentro da cela carcerária, um fio elétrico exposto teria enrolado ao pescoço do preso. Chamados, os policiais conseguiram desenrolar o fio do pescoço do preso e salvar sua vida.

Na solenidade varias autoridades estavam presentes, Juízes, Promotor, vereadores, presidentes de entidades e lideranças politicas. (Luiz Pereira)
Sargento Filho
Capitã Joelma 
Coronel João Luiz
Coronel Luiz e Dr. Ramon Furtado- Promotor de Justiça
Dr. Rone Messias e Coronel Oliveira
Sargento Silvio e Familiares
Cabo Palheta e Familiares 
Cabo dos Santos e Familiares
Nilton Abreu Secret. Esportes e Toninho- Rotary Clube 

Sargento J. Sousa
Sargento Telles de Sapucaia
Dr. Batista e Sub- Hélio 
Paulinho Rio Maria e Dr. Rone Messias

02/07/2015
Rio Maria/ Acidente na BR-155 deixa criança gravemente ferida
De acordo com a Polícia Milita de Rio Maria, uma criança de 08 anos ficou gravemente ferida após um acidente envolvendo um veículo, na tarde do último domingo, (28/06), por volta das 16h, na BR-155, em frente a Lajes Melloto.

De acordo com a Polícia, Minervino Rodrigues da Silva, 79 anos, que conduzia um VW/CROSS FOX/PRETO, disse a PM que trafegava pela rodovia quando teria colidido com as vitimas.

Orilene Pereira Dias, 32 anos, conduzia uma bicicleta com a criança quando sofreram a colisão. Minervino que teria provocado o acidente não ficou ferido. Ele disse que havia socorrido as vitimas e levado ao Hospital Municipal de Rio Maria.

De acordo com a PM, o menino teve que ser encaminhado ao Hospital Regional Público do Araguaia, em Redenção, devido a gravidade dos ferimentos. O motorista do carro foi até a Delegacia de Polícia Civil de Rio Maria para prestar esclarecimentos. (Fonte José Augusto)

02/07/2015
II torneio leiteiro foi realizado em Cumaru do Norte
Aconteceu no último final de semana em Cumaru do Norte, o II Torneio Leiteiro e a 1ª Feira de Gado Leiteiro do município que reuniu dezenas de produtores. O produtor Andreone Gonçalves, teve o animal vencedor na categoria vaca leiteira, que produziu a média diária de 46 kg de leite.

O evento foi realizado na Fazenda Beira Rio, de propriedade do produtor e dono do Lacticínio Nobre, popular Berg.

O torneio foi organizado pelo Sebrae, Agropará e Emater, e contou com apoio da Prefeitura de Cumaru do Norte.


02/07/2015
Xinguara/ Obra da Barragem de Água deve ser concluída em seis meses
As máquinas trabalham sem parar em uma das maiores obras já realizadas em Xinguara, a barragem de abastecimento de água começa a ganhar forma, a previsão é que a obra executada por meio de convênio pela concessionário Odebrecht Ambiental e Prefeitura de Xinguara seja entregue  até o fim de 2015.

Com investimento do Governo Federal na ordem de R$ 28,8 milhões o projeto contempla entre outros a construção da barragem de acumulação de água, a construção da nova ETA (Estação de Tratamento de Água), a extensão de rede de abastecimento de água.

Com uma população estimada de 42 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 40 % dos 12 mil domicílios da zona urbana de Xinguara possui água tratada. Na zona rural o projeto de abastecimento já foi concluído em 100% no Distrito de Rio Vermelho e 50% em São José do Araguaia.
O prefeito Osvaldinho Assunção visitou o canteiro de obras, na oportunidade lembrou que após a conclusão da barragem Xinguara passará a contar com 100% dos domicílios com água tratada. “Um avanço para a nossa cidade que será um dos únicos municípios do Pará a ofertar cem por cento de água tratada” disse.

Capacidade
A barragem terá capacidade para armazenar mais de 800 mil metros cúbicos de água. A estação de tratamento terá vasão de 100 litros por segundo, operando em média 20 horas por dia.  “Hoje estamos na parte da fundação da barragem, com vasão de 30 litros por segundo, essa capacidade será triplicada. Estamos trabalhando por etapas, mas de formar contínua, nós temos o prazo até dezembro para entregar a obra”, afirmou o engenheiro, Lucas Murillo da VCK engenharia prestadora de serviço da Odebrecht Ambiental. (ascom pmx)

02/07/2015
Praia do Piu/ Abertura oficial do veraneio será neste sábado
O próximo final de semana será marcado pela abertura oficial da temporada do veraneio em diversos municípios praianos na região. A previsão é que milhares de veranistas se concentrem nas cidades de Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu, Xinguara e Santa Maria das Barreiras, que são banhadas pelo Rio Araguaia.

Santa Maria das Barreiras, que está localizada na região do extremo sul do Pará, é a cidade que tem ganhado a preferência dos veranistas devido ás raras belezas naturais e os recantos aprazíveis que se formam durante o período da estiagem do rio Araguaia. Além do desfile de mulheres bonitas e saradas na areia da praia, a megaestrutura montada pela Secretaria de Turismo, na praia do Piú, para receber os banhistas que preferirem curtir a temporada de lazer com comodidade, conforto e segurança, funciona como atrativo para os turistas de diversas regiões do país.

Para atender a grande massa de banhistas que se deslocam para a praia, principalmente nos finais de semana, o prefeito Mussum aumentou o número de tendas e barracas para abrigar os as pessoas do forte sol de verão.

Na praia do Piu, o turista encontra banheiros químicos, chuveiros, lixeiras, energia elétrica, facilidade no acesso à praia e outras comodidades. A abertura oficial na Praia do Piu começa na noite do sábado (4) de julho, com a fala das autoridades e show pirotécnico.  A dupla gospel Zé Marco e Adriano, se apresenta para o público evangélico às 21 horas, e na sequência acontece o show com Wandin Swingão. Dinho Santos

02/07/2015
Xinguara/ Homem agride mulher e vai preso
Foi preso na tarde da última quarta-feira (01) de julho, Domingos Costa de Araújo de 53 anos acusado de agredir sua ex- enteada, D. S. R, a prisão aconteceu na Rua Marabá no bairro Tanaka II em Xinguara.

A vitima compareceu na delegacia de policia civil de Xinguara aonde denunciou agressão ao delegado de plantão, que de imediato mandou uma equipe da policia civil dar apoio a PM. Chegando no endereço, o acusado com visíveis sintomas de embriagues estava dentro da casa da vitima.

A vitima disse que foi agredida a socos, chutes e a pedrada pelo acusado.  Ele foi preso e apresentado na delegacia de policia civil de Xinguara. (Luiz Pereira)

02/07/2015
Tucumã/ Produtor de Cacau participará do Salão do Chocolate em Paris
Duas das dez melhores amêndoas de cacau do Brasil são paraenses. Trata-se de uma grande conquista para o sul do Pará, pois o produtor João Nicolau Loff, da fazenda Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, de Tucumã, foi selecionado durante evento realizado em Salvador, na Bahia.

O produtor João Nicolau participará do concurso internacional do Salão do Chocolate, que será realizado em Paris, na França, em outubro deste ano. O outro produtor selecionado é de Medicilândia.

O Pará é o segundo maior produtor brasileiro de cacau e começa a se consolidar no mercado internacional.

As amostras paraenses foram selecionadas entre dezenas de outras originárias de diferentes unidades da federação pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac)

02/07/2015
POLÍCIA CIVIL DE SÃO FÉLIX DO XINGU - PA RECUPERA COMPUTADORES FURTADOS DE ESCOLA MUNICIPAL.
A Polícia Civil do Estado do Pará, cumprindo rigorosamente diretrizes da Secretaria de Segurança Pública, por meio da EQUIPE CAVEIRA e sob o Comando do Delegado LENILDO MENDES SERTÃO, recuperou nesta manhã do dia 01/07/2015, DOIS NOT BOOKS furtados da ESCOLA MUNICIPAL BÁRBARA DE ALENCAR, computadores estes que foram furtados dentro da instituição de ensino na noite do dia 28/06/2015.

Após o furto qualificado, a Polícia Civil iniciou uma criteriosa investigação, oportunidade que na manhã de hoje o nacional Hélio Gomes Borges percebendo que a EQUIPE DE POLICIAIS estavam no seu encalço, resolveu procurar citada Escola Municipal e comentou sobre um dos computadores.

A Diretora daquele centro estudantil, imediatamente acionou a Polícia Civil, que por dever de ofício detiveram Hélio Gomes Borges o qual confessou espontaneamente que havia comprado um NOT BOOK do menor de idade G.A.A.S, assim em posse das informações os Policiais deslocaram até o local indicado, oportunidade que encontraram o segundo NOT BOOK.

O Delegado LENILDO MENDES SERTÃO afirmou, que o menor responderá pelo ato infracional de furto e Hélio Gomes Borges responderá pelo crime de receptação de produto de furto.

Vale ressaltar que a Polícia Civil do Estado do Pará, mais uma vez, demostrou que não admite qualquer crime contra as instituições públicas e principalmente em desfavor de escolas que é o caminho correto para se educar a população. (Policia civil de São Felix do Xingu)


01/07/2015
Água Azul do Norte/ Escola Calebe Bezerra na Vila Paraguaçu realiza festa junina
Na noite da última terça-feira (30) de junho, a escola municipal Calebe Bezerra Lopes da Vila Paraguaçu no município de Água Azul do Norte realizou uma grande festa junina com o tema “RECANTO FELIZ”. A festa foi Coordenada pela professara Erika Fernanda e pela Coordenadora Maria Oneide.

Pais, alunos, professores e a população em geral estiveram presentes prestigiando a festa comemorativa a São Joao comemorado todos os anos no mês de junho.

As pessoas presentes puderam saborearam um cardápio variado de comidas típicas como: Canjica, Pipoca, Caldo, Maça do Amor e Espetinho de Carne.

Dois grupos de quadrilha se apresentaram um Juvenil e um Mirim. Também foi escolhida a Rainha e a Princesa do Milho 2015.

Foi eleito como Rainha do Milho a adolescente Giovana e como 1º Princesa ficou Andressa Lorrane e 2º Princesa Ana Carolaine. (Luiz Pereira)
Giovanna e Andressa Lorraine

01/07/2015
Educação Rural/ Xinguara passa  a contar com Ensino Médio Regular nos Distritos
Os estudantes dos Distritos de São José do Araguaia e Rio Vermelho conquistaram um importante avanço na formação educacional, foi publicada essa semana no Diário Oficial a portaria que regulamenta a expansão do ensino médio de Xinguara para as duas localidades.

A expansão da rede estadual de ensino se dá por meio do Governo do Estado após uma busca constante da Prefeitura de Xinguara, através da Secretaria de Educação e apoio de vereadores, do vice-governador Zequinha Marinho e da deputada federal Julia Marinho.   “Garantir o acesso à educação para todos os segmentos de ensino é o maior desafio da Educação rural no país. Desafio que nós estamos superando, agradecemos o apoio de todos. Com isso algumas famílias que saiam da Zona Rural para buscar melhores estudos para seus filhos na cidade, permanecerão em suas localidades” disse Osvaldinho Assunção, prefeito.

Cerca de 220 estudantes serão beneficiados nos distritos, hoje o acesso ao ensino médio nas localidades é oferecido por módulos por disciplina, o que nem sempre garantia a conclusão de toda a grade curricular. “Vamos substituir o processo de módulos por aulas regulares, fazendo com que os alunos possam ter uma maior qualificação na sua formação educacional. Além disso, é a realização de um sonho da comunidade local que tanto batalhou em parceria com a administração municipal para conseguir esse avanço” enfatizou Vilmones da Silva, secretário de educação.

De acordo com o Diário Oficial após as férias os distritos receberão um anexo da Escola Estadual Dom Luiz de Moura Palha que funcionará nas Escolas Municipais São José e João Luiz Purguy. Para atender a demanda serão contratados cerca de 20 professores para as disciplinas específicas. (ascoom pmx)

01/07/2015
Comunicado da Secretaria Municipal de Obras
A Secretaria Municipal de Obras comunica que nesta quinta-feira (2), a estrada vicinal da Placa nas proximidades da propriedade do Sr. João da Onça estará interditada devido serviços de reparos em uma ponte na região. Agradecemos a compreensão.

01/07/2015
Ourilândia do Norte e Canaã dos Carajás entre os maiores geradores de emprego do estado
Foi divulgado no inicio desta semana pelo Informe Técnico do Mercado de Trabalho da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA), dados que apontam os municípios de Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Parauapebas e Vitoria do Xingu como os maiores geradores de emprego do estado do Pará com carteira assinada. Os dados são referentes ao mês de maio de 2015. 

Vitoria do Xingu-423 novos postos de trabalho, Ourilândia do Norte- 283 e Canaã dos Carajás- 245 e Parauapebas- 235 novos postos de trabalho. (Luiz Pereira)

01/07/2015
Parauapebas/ Mais um vereador é preso acusado de
corrupção
Foi preso em sua residência na manha desta quarta-feira (1º) de julho, o ex-presidente da Câmara Municipal de Parauapebas na região sudeste do Pará no período de 2013/2014, Josineto Feitosa.

A prisão de Josineto foi efetuada pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (GAECO), decretada pelo Juiz Líbio de Araújo Moura.

Após ser preso Josineto foi realizar exame corpo delito e depois levado para Belém para se juntar aos vereadores Odilon Rocha e José Arenes e ao empresário Edmar Cavalcante “Bi de Ouro”, Todos presos na “Operação Filisteu” que apura desvio de recursos públicos da Câmara Municipal de Parauapebas. (Luiz Pereira)

01/07/2015
Xinguara/ IX Conferência Municipal de Saúde discute ações e diretrizes da saúde com a população
Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” foi realizada a IX Conferência Municipal de Saúde. Durante o evento que aconteceu no último sábado, 27, no Centro de Convivência dos Idosos foram realizadas palestras e debates sobre a saúde pública.

Além das autoridades como o prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção; a secretária de saúde do município, Janaina Pereira; o Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (COMSEMS-PA), Charles de Sousa, estive presente um público formado por profissionais da saúde, servidores municipais, representantes de entidades, serviços, associações, conselheiros municipais, representantes da 12º Centro Regional de Saúde de Conceição do Araguaia e a comunidade em geral.

Durante o encontro foram discutidas ações e diretrizes de acordo com o tema e os três sub-temas da conferência: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; financiamento e direito à saúde.

Na oportunidade também foi realizada a eleição e escolha dos delegados que estarão levando as propostas discutidas para a Conferência Estadual. Entre os representantes do município estão a secretária de saúde, Janaína Pereira; a delegada titular do Conselho Municipal de Saúde, Ednalva Geremias, a suplente Núbia Aguiar; Eva Pereira, titular dos usuários e o delegado suplente Leandro Gomes.


01/07/2015
Acidente na BR-155 entre Xinguara e Rio Maria deixa três feridos
De acordo com a Polícia Militar de Rio Maria, um acidente envolvendo dois veículos deixou três pessoas feridas na noite do último sábado (27/06), por volta das 20h, na BR-155 entre os municípios de Rio Maria e Xinguara.

Willian do Vale Barros, 23 anos, que mora no bairro Vila Nova, conduzia uma caminhão do tipo Mercedes Bens, cor vermelho, sem placa e sem iluminação traseira. Ele conta a PM que teria ouvido um barulho estranho no veiculo e estacionado na estrada. Willian disse ainda, que uma parte do caminhão ficou sobre a BR – 155 por não haver acostamento no local, para conferir o que havia acontecido. 

Antes de descer da cabine do veiculo, o jovem disse que teria ouvido outro barulho muito forte, onde um carro Toyota/Corolla, cor branco, que trafegava no mesmo sentido teria batido no caminhão. Ele teria presenciado o veiculo rodando sobre a rodovia e parando fora da rodovia, em sentido oposto.

Uma guarnição da PM de Rio Maria foi acionada via 190 e se deslocaram até o local. Geraldo Petrolilio de Sousa, 59 anos, Jesiene Oliveira Batista, 52 anos e uma menina de 10 anos, estava no carro Corolla, ambos mora na Fazenda Vaca Branca, município de Rio Maria.

O acidente ocorreu a cerca de 4 km de Rio Maria sentido Xinguara. Duas pessoas foram socorridas por populares que passavam pela rodovia. (Fonte: oblogdojoseaugusto.blogspot.com / texto: José Augusto / com informações da Polícia Militar)

01/07/2015
Xinguara/ Homem é preso acusado de abusar da filha no Distrito Rio Vermelho
Um homem identificado como José da Conceição foi preso na noite da última quinta-feira (25) de junho no distrito Rio Vermelho município de Xinguara. Ele é acusado de abusar sexualmente de sua própria filha de 8 anos de idade. O acusado tem ainda outra filha de apenas dois anos.

O caso chegou à polícia militar do Distrito depois que um vizinho que cuida das crianças já que o pai é separado da mãe delas, foi até a casa do acusado. Chegando lá pegou em flagrante o pai abusando da filha. Em seguida o vizinho chamou a polícia que prendeu José apresentando o mesmo na delegacia de polícia civil de Xinguara. O acusado no momento da prisão estava totalmente embriagado.

José nega o abuso, mais a filha afirmou que essa não foi a primeira vez que foi abusada pelo pai. Contra José tem ainda a versão de uma testemunha que disse ter visto a menina tirando short do pai no momento em que este chegou na casa do suspeito. Também nas mãos da criança havia um forte odor da região peniana provavelmente do pai.

Se ficar provado o abuso, o acusado por ser indiciado por "estupro de vulnerável", com pena que varia de oito a 15 anos de prisão.

As crianças estão recebendo acompanhamento pelo serviço de proteção da Secretaria Municipal de Assistência Social de Xinguara. (Luiz Pereira)

01/07/2015
Sul do Pará será beneficiado pelo "Programa mais Médicos"
Dezenove médicos do “Programa Mais Médicos”, do governo federal, chegaram em Belém, neste domingo (28) para atuar na atenção básica de saúde. Na tarde deste sábado (27), chegaram cinquenta profissionais, na Base Aérea de Belém , totalizando 69 médicos.

Os profissionais ficam na capital até o dia 3 de julho, para o acolhimento estadual. Os profissionais serão direcionados para 29 municípios, entre eles, Redenção, Conceição do Araguaia, São Felix do Xingu, Santarém, Marabá, Jacundá e Tailândia.

“Todos os médicos que chegam ao Pará são brasileiros, que tiveram formação no exterior, com graduação em Cuba, Bolívia e Rússia”, explica a Coordenadora estadual do programa, Sônia Baia.

Segundo o Ministério da Saúde, o “Programa Mais Médicos” faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais. (Fonte G1)

30/06/2015
Redenção/Ex- presidiário furta e volta pra cadeia
O indivíduo Ataíde José de Souza, de 26 anos, foi preso pela PM na semana passada em um bar localizado no setor Santos Dumont em redenção acusado de furtar uma motocicleta.

De acordo com a polícia, Ataíde estava com uma moto que ele havia furtado de seu primo Jean Sousa. O acusado estava em liberdade condicional depois de cumprir pena no presidio de redenção e ser beneficiado pelo mutirão da justiça no inicio do
mês de junho.

Ao ser preso Ataíde disse que é usuário de drogas e que pretendia ir para a casa de seus familiares em Tucumã na região sul do Pará. Ele já está no presidio de redenção. A moto foi devolvida ao dono. (Luiz Pereira)

30/06/2015
Redenção/ Calazar continua assustando moradores
O número de casos de Leishmaniose (Calazar) em Redenção aumentou em 55%, segundo relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa). Os dados comparam o período de 2010 a 2012, quando 8 casos foram registrados, com os anos de 2013 a 2015, que já acumula 445 pessoas diagnosticadas com a doença.

A Leishmaniose (Calazar) é transmitida por um mosquito que se alimenta de sangue e vem aterrorizando os moradores de Redenção. De acordo com o balanço da Sespa, sete pessoas morreram no município vítimas do Calazar que é transmitido principalmente pelo cachorro.

A doença é transmitida por mosquitos que se alimentam de sangue. Os principais sintomas são febre regular prolongada, anemia, indisposição, palidez da pele e das mucosas, perda de apetite e de peso, e inchaço do abdômen. Para controlar a doença é preciso sacrificar os cães infectados e eliminar o mosquito transmissor. (Fonte Nosso Jornal)

30/06/2015
Redenção/ Homem é assassinado a tiros
Um elemento de nome Leandro, de cerca de 23 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (29/06), com dois tiros. O crime ocorreu por volta das 17:30.

Segundo informações, o indivíduo pulou o muro de uma casa no setor Vila Maria, próximo ao setor Santos Dumont, e foi alvejado com dois tiros. Não há informações concretas sobre o assassino, se foi o dono da residência ou alguém que o estava seguindo. (Otávio Araújo)

30/06/2015
Lista de ameaçados teria deputados e promotor
Os deputados estaduais Edmilson Rodrigues (PSOL) e Carlos Bordalo (PT) e o promotor de justiça Armando Brasil estariam na lista dos marcados para morrer por grupos que comandam milícias no Pará.

Bordalo (PT) revelou que foi avisado de que ambos estariam ameaçados por integrantes de grupos de extermínio investigados em janeiro passado, na CPI da Assembleia Legislativa do Pará. Edmilson foi o autor da CPI e Bordalo, o relator. A CPI denunciou civis, empresários, policiais e ex-policiais.

"Provamos que esses grupos de extermínio, essas milícias armadas, são vinculadas ao tráfico de drogas e ao tráfico de armas, bem como, ao contrabando. Conseguimos que o Ministério Público denunciasse 15 envolvidos. Essa ousadia, de colocar o dedo na ferida desta barbárie, fez com que os criminosos reunissem e, agora, ameaçam de morte aqueles que os investigaram. As nossas vidas estão ameaçadas, mas o crime não pode prosperar", afirmou Edmilson.

O deputado ainda afirmou que irá usar a força institucional de seu mandato e as força dos movimentos sociais para cobrar providências. "Estou procurando autoridades, o Ministério Público, o Ministério da Justiça, o Poder Judiciário e a própria Secretaria de Segurança Pública do Pará para que investiguem profundamente e que ponham os bandidos na cadeia", finalizou.(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.