quinta-feira, 8 de outubro de 2015

08/10/2015
Ourilândia do Norte comemora 27 anos

A prefeitura municipal de Ourilândia do Norte localizada na região sul do Pará, confirmou esta semana todas as atrações da festa de aniversário dos 27 anos de emancipação política do município, que está programada para os dias 08, 09, 10 e 11 de outubro. 

A programação montada pela organização da festa, trás varias atrações como, Gincana de Bairros, escolha da Miss Ourilândia do Norte e shows todas as quatro noites de festa.  

As atrações principais são o cantor paraense, Vanderlei Andrade que se apresenta na sexta-feira (09) e o Trio Parada Dura no sábado (10) de outubro. Também no sábado haverá a realização da tradicional Cavalgada Ruralista. (Luiz Pereira)

08/10/2015
Xinguara/ Comunicado da PMX
Informamos que devido o falecimento do Senhor, Duque Dias Rocha, proprietário do Colégio Carlos Drummond de Andrade – CCDA, e grande incentivador da educação no nosso município a inauguração da quadra de Esportes da Escola Jader Fontenele Barbalho que seria realizada nesta quinta-feira (8), foi adiada. Em breve informaremos uma nova data.
Agradecemos a compreensão de todos!

Denúncia
08/10/2015
Tucumã/ Vereador tenta se apossar de escola
Vereador Ze do Signus
O deputado estadual João Chamon Neto (PMDB) fez denúncia na tribuna e depois pessoalmente à secretária de Estado de Educação, Ana Cláudia Hage, que o vereador José Gonçalves da Cruz, o Zé do Signus (PSD), de Tucumã está tentando se apossar de uma escola municipal.

O edil é o autor do requerimento 002/2013, aprovado pela Câmara Municipal, solicitando ao Governo do Pará que a denominação da Escola Estadual do Setor Palmeira II seja "Professora Maria Nilza de Oliveira", educadora cujo trabalho se destacou no município. Acontece que o mesmo vereador, ao perder o filho, mudou de ideia e entendeu que o nome de seu filho é que deveria ser o da escola.

Como encontrou resistência da diretora da instituição de ensino, professora Roxane, ela sofreu assédio moral e foi exonerada por sua pressão política, assim como vários outros servidores, substituídos por indicações do vereador. Não satisfeito, ele foi à escola - que diz ser de sua propriedade -, tomou as chaves na marra, mandou pintar nela o nome de seu filho e o resultado é que a escola não está funcionando, em prejuízo aos estudantes.

A secretária Ana Cláudia Hage - que é professora da Seduc há 29 anos - ficou indignada e declarou que vai imediatamente retomar a escola e fazê-la funcionar dentro dos objetivos da educação pública.

O deputado Chamon apresentou o projeto de lei nº 67/2015, no sentido da denominação da escola em tela ser "Escola Estadual Professora Maria Nilza de Oliveira'. (Fonte: Blog da Franssinete Florenzano)

08/10/2015
Xinguara em Luto
Maria Dalva
Tio Duque
Faleceu, vitima de infarto o senhor Duque Dias Rocha, proprietário do Colégio Carlos Drumond de Andrade (CCDA) situado na Rua Serra Norte centro de Xinguara. Tio Duque como era conhecido era pioneiro em Xinguara. Ele deixa filhos e a esposa senhora Maria Aldy Laranjeiras.  
Era por volta das 23 horas, quando tio Duque passou mal e foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara, mas não resistiu e faleceu em seguida.

A senhora, Maria Dalva Almeida Nascimento de 36 anos também foi vitima de infarto fulminante na noite de quarta-feira (07) as 19hs. 

A senhora Benigna Trancelina da  Conceição Monteiro também faleceu na quarta-feira. Dona Trancelina é mãe do servidor público municipal Manoel Monteiro. (Luiz Pereira)

MATÉRIA ATUALIZADA
07/10/2015
Xinguara/ Justiça liberta Geziel de Paula que havia sido preso
O ex-diretor da Ciretran de Xinguara, Geziel de Paula Siqueira, que estava foragido deste o dia 20 de agosto, acusado de estar envolvido com venda da CNHs, se apresentou espontaneamente à polícia na manhã desta quarta-feira (07), e no período da tarde, por volta das 16 horas, ele foi colocado em liberdade provisória após pagamento de fiança.

O ex-diretor da Ciretran estava foragido desde quando foi deflagrada a Operação “Galesia” para fiscalizar DETRANs e Autoescolas “CFCs” da sul do Pará. Na época várias pessoas foram presas, mas todas já estão em liberdade. (Luiz Pereira)

07/10/2015
Xinguara/ Tanakinha se filia ao PSC
Com o objetivo de disputar uma vaga na Câmara Municipal de Xinguara nas eleições municipais de 2016, o estudante de Administração Valter da Silva Lima, popular Tanakinha, filho do Ex – Vereador Cicero do Tanaka ingressou dia (01) de outubro, no Partido Social Cristão PSC-20. 

Casado pai de dois filhos e morador de Xinguara á 29 anos, Reside no setor  Tanaka ll desde quando seus pais vieram e se instalaram no bairro, Participa ativamente da Comunidade São Francisco de Assis. 

O Diretório Municipal do Partido Social Cristão (PSC) é presidido pelo atual Secretario Adjunto de Educação, Luciano Teles Bueno e se situa Rua Jose de Alencar - Selectas. (Fonte PSC)


07/10/2015
Xinguara/ Por um trânsito mais seguro DMT realiza palestras para funcionários de empresas da cidade
Alertar e conscientizar motoristas e pedestres sobre a necessidade da educação no trânsito é com esse objetivo que a equipe do DMT (Departamento Municipal de Trânsito) vem realizando palestras em empresas e escolas do município.

A ação  um bom comportamento seja como motorista, motociclista, ciclista ou pedestre faz parte da programação do DMT e do Poder Judiciário para tornar o trânsito de Xinguara mais seguro, o município registra altos índices de infrações e acidentes. 

Esta semana os funcionários da CRPHOS e de todo o Grupo Casa da Roça foram os primeiros a receberem a equipe do DMT, na palestra cerca de 50 funcionários ouviram atentos às orientações. O tema foi “Seja Você a Mudança no Trânsito”, abordado durante toda a Semana Nacional de Trânsito, encerrada no último dia 30, mas que em Xinguara foi prorrogada.

Já nesta terça-feira (7), os funcionários do Frigorífico Xinguara receberam as orientações e compartilharam experiências.  Assim como a CRPHOS e Casa da Roça o frigorífico já adota algumas regras, cada funcionário assina um termo de compromisso para utilizar os itens de segurança, no trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa. 

“Nós acreditamos que esse trabalho de educação é o melhor caminho para nossa cidade melhorar o seu trânsito. Esse é um esforço conjunto do poder judiciário com a Prefeitura, empresas privadas, igrejas e a comunidade de forma geral” afirmou o diretor do DMT, Sub Hélio.

A prefeitura municipal também está atenta às ações, nesta quinta-feira (8) a Secretaria da Cidade realiza uma ação educativa com seus servidores com o objetivo de orientá-los quanto à necessidade do uso dos equipamentos de segurança enquanto motoristas ou passageiros de qualquer tipo de condução. 

As empresas interessadas em convidar a equipe do DMT para realizar a palestra pode entrar em contato pelo telefone: (94) 991311167. (ascom pmx)

07/10/2015
Redenção/ PM prende homem acusado de estupro
Carlos Nascimento, vulgo Dorme Sujo ou Derramado, 39 anos, foi preso sob a acusação de estupro, ele negou que tenha praticado tal crime, mas, duas mulheres foram à delegacia da cidade de redenção e o reconheceram como sendo o homem que as havia molestado.

Diante desta situação, Carlos foi autuado em flagrante pelo crime de estupro, artigo 213 do código penal e posteriormente, conduzido ao  presídio de redenção.  (Informações de Celso Lima)



07/10/2015
Projeto que prevê estadualização da “Estrada do Rio Preto” que liga Marabá a São Felix do Xingu é aprovado na ALEPA

Após anos de reivindicação dos movimentos sociais e associações de moradores das comunidades que vivem à beira da estrada que liga Marabá à São Felix do Xingu, conhecida como estrada do Rio Preto, finalmente foi dado o primeiro passo para estadualização desta via. 

No inicio da tarde de hoje (06), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALEPA foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Indicação Nº 33/2015, de autoria da Deputada Eliane Lima (PSDB), que dispõe sobre a estadualização dos 260 km do corredor que liga Marabá à São Felix do Xingu, atravessando seis municípios do sudeste paraense onde estão localizadas quinze comunidades, entre distritos, vilas e assentamentos. 

A região do Rio Preto constitui relevante celeiro agrícola de Marabá e Itupiranga, e esta vicinal representa um importante trecho de acesso às comunidades, sendo uma área de acentuado índice populacional onde residem, aproximadamente, 50 mil habitantes e onde o tráfego de veículos de pequeno e grande porte é intenso. 

A estadualização desta estrada é necessária para que o governo do estado possa administrar este trecho, possibilitando assim melhor trafegabilidade, qualidade e segurança para seus usuários, promovendo o desenvolvimento da região e viabilizando o escoamento da produção agropecuária e mineraria oriunda da região. (Zé Dudu) 


07/10/2015
Marido de vereadora ameaça e agride jornalista na Câmara de Parauapebas
Vereadora
Marido da vereadora
O indivíduo Edvanilson Silva, marido da vereadora Eliene Soares (PT), agrediu verbalmente nesta terça-feira (6) o jornalista Zinho Bento, diretor do Jornal de Parauapebas, usando contra o mesmo palavras ofensivas, bem como o ameaçando de agressão física e tentando lhe impedir de exercer a função de fotógrafo, quando o mesmo fotografava a vereadora no meio da plateia da Câmara Municipal de Parauapebas. 

Jovens sem futuro: Usando seu tempo regimental dentro da Câmara, Eliene fez pronunciamento criticando a saúde no município e durante sua fala foi vaiada por um grupo de jovens que se encontrava na plateia portando cartazes ofensivos à sua pessoa. 

Depois de fazer o pronunciamento na tribuna, chamando alguns jovens de “sem futuro”, a vereadora deixou o plenário e se dirigiu para o auditório, onde a reportagem achou que poderia haver algum confronto entre a vereadora e os manifestantes, resolvendo acompanhar a mesma para registrar os fatos. 

No momento em que realizava o seu trabalho, surgiu Edvanilson Silva tentando impedir o trabalho do jornalista, fazendo agressão com palavras ofensivas e ameaças de agressão física que foi assistida por inúmeras pessoas que estavam no local. 

O marido da vereadora, ao ver que o repórter estava tirando diversas fotos da vereadora no meio da plateia, se colocou na frente da câmera e usou palavras de intimidação, tentando evitar que as cenas fossem registradas.

“Estava fazendo apenas meu trabalho, cobrindo a sessão da Câmara e ao ir fotografar a Vereadora, o seu companheiro veio a me empurrar, ameaçar e tentar me agredir, graças ao amigo e companheiro de imprensa Bariloche Silva a situação foi controlada”, relatou o jornalista Zinho Bento. 

Em momento algum houve qualquer cena que pudesse comprometer a reputação da vereadora, mas o marido da mesma assim não entendeu e quis fazer prevalecer a sua condição de “segurança” de sua esposa, empurrando por várias vezes e profissional de imprensa. 

Imprensa revoltada e solidária: A desavença foi notada por alguns colegas de imprensa, que estavam no local e logo quiseram se informar do que estava acontecendo, censurando o comportamento do marido da vereadora, que não teve como explicar o seu procedimento. 

Deve ser proibido: O marido da vereadora Eliene Soares, segundo informações de dirigentes do Legislativo, não é funcionário da Casa e nem lotado no gabinete da mesma como assessor, e por isso sua presença dentro do plenário da Câmara, servindo de “segurança” para a vereadora, não é permitida, segundo determina o Regimento Interno. 

O elemento faz questão de permanecer durante todo o tempo da sessão da Câmara sentado bem próximo à vereadora, e volta e meia chega a interferir nas ações que a mesma pratica. 

Este tipo de comportamento não deverá ser mais permitido, segundo afirma o presidente da Câmara de Parauapebas Ivanaldo Braz Simplício (SDD).

Vereadora pede desculpa Ao final da sessão, a vereadora Eliene Soares pediu um minuto na fala do seu colega, vereador Pavão, para se desculpar com o jornalista Zinho Bento e pedir relevância com relação ao ocorrido.  

Presidente esclarece Ivanaldo Braz em coletiva à imprensa manifestou sua insatisfação com o ocorrido, esclarecendo que pessoas não credenciadas não podem permanecer no plenário da Casa, bem como pediu a todos os vereadores que não deixem o plenário para ir ao auditório encontrar-se com a plateia, a fim de evitar possíveis confusões e fatos imprevisíveis.  

Aicop se manifesta: Em nota, a Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (AICOP), lamentou a intimidação e agressão sofrida pelo Jornalista Zinho Bento e cobrou da presidência da Câmara de Parauapebas respostas para que o marido da vereadora não permaneça mais na área restrita para vereadores e imprensa.

07/10/2015 
Xinguara/ Policia Civil apresenta ex- diretor do CIRETRAN
Encontra-se recolhido em uma sela do xadrez da delegacia de policia civil de Xinguara, o ex- Diretor do CIRETRAN de Xinguara, Geziel de Paula. Ele foi apresentado na manha desta quarta-feira (07) de outubro na DEPOL por uma equipe de policiais civis da Superintendência do Alto Xingu comandada pelo Delegado Dr. Gabriel Henrique.  

De acordo com informações, o advogado de defesa de Geziel de Paula vai entrar com o pedido de Habeas Corpus junto à justiça. 

O ex- diretor estava foragido desde o dia 20 de agosto quando foi deflagrada a Operação “GALESIA” para fiscalizar DETRANs e Autoescolas “CFCs” da região sul do Pará. (Luiz Pereira)


07/10/2015
Xinguara/ Morador disse que estava sendo vigiado por desconhecidos
Um morador da Rua 07 no bairro Itamaraty em Xinguara, acionou a PM de Xinguara, informando que dois elementos desconhecidos estavam rondando seu trabalho e sua residência. Ele disse que os indivíduos estavam uma moto CG TITA FAN cor preta. O fato ocorreu entre as 17hs e 19hs da última terça-feira (06) de outubro. 

De acordo com relatos da vitima, supostamente os meliantes achavam que ele havia vendido um terreno e estava com dinheiro da venda. 

Os policiais militares Ferreira e Resplande fizeram buscas mais não lograram êxito na localização dos indivíduos. (Luiz Pereira)

07/10/2015
Xinguara/ Gerador é roubado de torre da "CLARO"
O responsável pela torre da operadora de telefonia “CLARO” localizada na esquina das Ruas Gorotire e 05 no bairro Itamaraty, procurou a policia militar denunciando o desaparecimento de um gerador de motor. Segundo ele a chegar ao local onde a torre está instala encontrou o portão aberto. Ao entrar sentiu falta do gerador. Segundo a vitima, não há suspeitos de ter praticado o roubo. 

Os soldados Vieira e Keyllor da Moto Patrulha do 17º BPM de Xinguara, orientaram a vitima a procurar a delegacia de policia civil de Xinguara para registrar o caso. (Luiz Pereira)

07/10/2015
Xinguara/ Ex- diretor do DETRAN acaba de ser preso
Segundo informações o ex- diretor do CIRETRAN de Xinguara Geziel de Paula foi preso pela equipe de Policiais Civis comandados pelo Delegado Gabriel Henrique, Diretor da Superintendência do Alto Xingu.   

Geziel será apresentado nesta manha de quarta-feira (07) de outubro na delegacia de policia civil de Xinguara. 

Ele é acusado de envolvimento na máfia das CNHs e estava com a prisão decretada pela justiça. em instantes mais informações

06/10/2015
São Félix do Xingu/ Vem aí o XX aniversário do Distrito de Taboca
Entre os dias 08 e 11 deste mês de outubro, estará acontecendo à festa em comemoração o XX aniversario do Distrito de Taboca município de São Félix do Xingu. 

A prefeitura do município montou uma programação com varias atrações como, atividades esportivas, religiosas e culturais. 

Entre as principais atrações está a Cavalgada Ruralista marcada para o próximo sábado (10) de outubro às 13hs. Também no sábado as 22 a escolha da MISS Taboca e às 23hs tem o grande com a cantora paraense Lene Bandeira. (Luiz Pereira)

06/10/2015 
Parauapebas/ Alta temperatura e falta de chuva eleva numero de focos de queimadas
A alta temperatura e falta de chuvas na região contribuíram para o numero Recorde de queimadas em 2015 no município de Parauapebas região sudeste do Pará.

O numero de focos de incêndio em área de vegetação  em 2015 já chega 59 já ultrapassou os 38 registrado em todo ano de 2014.  

Os focos que mais preocupa o corpo de bombeiros são os registrados na Floresta Nacional de Carajás localizada no município de Canaã dos Carajás. (Luiz Pereira)


06/10/2015 
Floresta do Araguaia/ Assaltos em sequência ao Bradesco e Correios
Dois assaltos em sequência: o primeiro à agência do Bradesco Expresso e o outro à agência dos Correios. No Bradesco Expresso, que funciona dentro de uma farmácia, dois homens levaram 13 mil reais e após o assalto tomaram rumo ignorado. 

O segundo assalto aconteceu à agência dos Correios. Dois elementos, bem vestidos, de terno e gravata, entraram na agência sem levantar suspeita e anunciaram o assalto.

Eles trancaram os funcionários e clientes no banheiro, depois fizeram o “limpa” nos caixas e fugiram. As polícias de Floresta do Araguaia, Conceição do Araguaia e de Redenção estão à procura dos quatro assaltantes.

06/10/2015 
Santana do Araguaia/ Polícia procura por ''Leleco'' acusado de matar namorada
Acusado
Vitima
As policiais Civil e Militar da cidade de Santana do Araguaia estão em busca na tentativa de localizar e prender um elemento que assassinou a golpes de faca a menor Aline Tavares Silva de 13 anos de idade.  

Erivaldo Bento de Araújo, de 20 anos, vulgo ''Leleco'' , foi o autor do crime ocorrido na tarde desta segunda-feira (05).  

De acordo com a polícia o assassino matou a namorada por não aceitar o fim do relacionamento que não era do consentimento dos pais da vítima. O crime chocou a população. Policiais civis e militares estão fazendo uma verdadeira varredura pelos setores da cidade na tentativa de prender o acusado que está sendo chamado de psicopata pela população. 

O delegado Alberone, que estar  a frente das investigações disse que qualquer informação sobre o paradeiro do assassino deve passada para a polícia através do serviço 190.

06/10/2015
São Félix do Xingu/ Identificado às vitimas da tragédia do Rio Xingu
Os corpos dos trabalhadores rurais de uma fazenda no município de São Félix do Xingu que morreram afogados no rio Xingu foram identificados. Todos são da mesma família e moravam em redenção região sul do Pará.  

A tragédia aconteceu quando no último sábado por volta das 20hs, os trabalhadores tentaram atravessar o rio Xingu próximo a Vila Clareane quando a embarcação não suportou o peso e o forte vento e afundou.  

Das cinco pessoas que estava no barco uma conseguiu nadar e se salvou. Quatro morreram afogadas.  

As vitimas são: Itamar Soares Costa 44 anos (pai), Bruno Pinheiro Costa 22 anos (filho), Wilson Lopes de Sousa 41 anos (genro) e Raimundo Pereira Rocha 51 anos (amigo). Os corpos foram transladados para a cidade de redenção onde serão velados e sepultados. (Luiz Pereira)

06/10/2015
Jovens Sem Terra são vítimas de emboscada em fazenda do Deputado Federal  Josué Bengtson
Dois jovens do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do acampamento Quintino Lira em Santa Izabel do Pará, nordeste paraense foram vítimas de emboscada por parte dos pistoleiros da Fazenda Cambará, do Deputado Federal Josué Bengtson (PTB/PA). 

Um jovem levou um tiro de raspão e outro ficou com graves ferimentos com marcas de coronhada no rosto. Os Jovens relataram que foram intimidados e ameaçados pelos pistoleiros a mando do filho do deputado federal, Marcos Bengtson. As famílias do acampamento relatam que constantemente sofrem ameaças do fazendeiro. 

Descaso e Omissão: As vítimas e lideranças do MST se dirigiram a delegacia do município, mas o delegado não fez o B.O.P e nem exame de delito. Até o início desta segunda- feira (05), os jovens ainda não tinham feito exame de corpo de delito. 

O MST há anos faz denuncia a Ouvidoria Agrária Nacional e a todos órgãos competentes sobre grave situação na área e responsabiliza o descaso com a famílias e ao abandono da Reforma Agrária. 

“A tensão só vem aumentando na região. Desde 2010, nós denunciamos as ameaças que sofremos, as famílias vivem em situação de medo e o Estado é omisso”. Denuncia o acampado Paulo Ferreira. 

Entenda o caso: A Fazenda Cambará se localiza no município de Santa Luzia do Pará e é gerenciada por Marcos Bengtson, filho Deputado federal Josué Bengtson (PTB/PA). O fazendeiro é réu no processo que apura a morte do trabalhador rural José Valmeristo Soares (o Caribé), assassinado em setembro de 2010. 

Para o MST, Marcos é o principal suspeito de comandar as tentativas de assassinato contra seus militantes e várias são as ameaças de morte sofridas pelos acampados. A situação de conflito tem aumentado desde que a ação de reintegração de posse foi julgada ano passado e não obteve êxito, pois foi comprovada que a área ocupada pelas famílias são terras públicas, pertencente à União. 

Recentemente o INCRA realizou vistoria na área. Porém, a demarcação feita pelo órgão foi destruída a mando do fazendeiro. Marcos Bengtson, filho do Deputado Federal Josué Bengtson (PTB/PA) um dos principais envolvidos na Máfia dos Sanguessugas conhecida como máfia das ambulância, foi o escândalo de corrupção de 2006 no Congresso Nacional em que descobriu uma quadrilha que desviava dinheiro público destinado à compra de ambulâncias.
(DOL com informações do MST)


05/10/2015 
Xinguara/ Mulher tem casa invadida é estuprada e roubada
Uma mulher de 51 anos de idade foi surpreendida por um homem enquanto dormia em sua residência na Rua 03 no bairro Bela Vista em Xinguara. O estupro e o roubo foi registrado na madrugada do último domingo dia (04) de outubro por volta das 04hs. 

De acordo com informações, a mulher estava dormindo quando, percebeu um homem já em cima de sua cama. Durante o abuso sexual o homem lhe ameaçou de morte. O acusado foi embora deixando a casa toda revirada e levando R$ 300,00 em dinheiro e um frasco de perfume. 

Segundo a vitima, ela não reconheceu o acusado porque a luz do quarto estava apagada.  

O Cabo Bentes o soldado Laércio foram até o local e orientou a vitima a procurar a delegacia de policia civil de Xinguara. (Luiz Pereira)

05/10/2015 
Redenção/ Jovem sofre tentativa de homicídio
O jovem Mateus da Silva e Silva, 18 anos, sofreu uma tentativa de homicídio, na tarde do último sábado (03) de outubro.  

A vítima estava na companhia de um amigo, próximo ao supermercado Potência no centro de redenção, quando uma dupla em uma bicicleta aproximou e o garupa disparou algumas vezes contra Mateus.  

O jovem foi atingido por dois tiros e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Regional de Redenção. A polícia ainda não tem informações sobre os agressores. (Com informações de Celso Lima) 

05/10/2015
Veja quem são os eleitos para o Conselho tutelar da cidade de Água Azul do Norte
1º -Aucione 210 votos 
2º -Edirene 173 votos 
3º -Myrian 141 votos
4º -Renato 137 votos 
5º -Sebastiana 124 votos

05/10/2015
Resultado da eleição dos novos membros do conselho tutelar em Sapucaia
1.º -  Roberson -  115 votos  
2.º -  Silvina - 112 votos  
3.º - Pr Zé Filho - 101 votos  
4.º - Maria divina - 95 votos  
5.º  - Nascimento - 94 votos

05/10/2015
Veja quem são os eleitos para o Conselho tutelar da cidade de São Felix do Xingu. 
1º -NIVALDO CHAVES- 344- votos
2º -ROGÉRIO DA RACCO-339- votos 
3º -RIUZA RODRIGUES- 326-votos 
4º -PATRICIA DA IGREJA CATÓLICA- 311votos  
5º -MARIA ANTÔNIA- 263- votos

TRAGÉDIA 
05/10/ 2015
São Félix do Xingu/ Cinco pessoas morrem afogadas no Rio Xingu
Equipe responsável pelas buscas
O corpo de bombeiros e o Grupamento Aéreo da Segurança Pública do Estado do Pará da cidade de redenção estiveram em São Félix do Xingu realizando buscas pelos corpos das cinco pessoas que desapareceram no rio Xingu. Todos foram vitima de afogamento. Até o momento quatro corpos foram encontrados e encaminhados para o necrotério da cidade.  

Há informações que todos eram moradores da cidade de redenção. A tragédia aconteceu nas proximidades do povoado Clareane/Xadá município de São Félix do Xingu as margens do Xingu. As causas da acidente está sendo investigada.

Participam das buscas o Tenente Barroso, o Soldado Vanderlan, o Sargento Dirlei do Corpo de Bombeiros e o Comandante da Aeronave do Grupamento Aéreo, Farias Jr. (Luiz Pereira)

05/10/2015
Xinguara/ Secretaria de Assistência Social e SENAR encerram curso de doces
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou na última sexta-feira (2), o encerramento do curso gratuito de doces em compota, que aconteceu entre os dias 29 de setembro a 2 de agosto, na Igreja Nova Aliança, no Setor Itamarati. 

Dezoito alunas foram capacitadas com técnicas e receberam orientações para produção de doces em compotas, para as alunas o curso é uma forma de melhorar a renda da família. O prefeito Osvaldinho Assunção participou do encerramento junto com a secretária de assistência social e primeira dama, Fátima Assunção. Na oportunidade ele parabenizou as alunas pela determinação e desejou sucesso para elas. 

De acordo com a secretária de Assistência Social, Fátima Assunção, os cursos do SENAR contribuem para promover a inclusão social de várias pessoas, além de estarem ligados à política de geração de trabalho e renda. “O SENAR é um grande parceiro da Secretaria, pois seus cursos estão sempre sendo ofertados para capacitar os usuários dos nossos serviços, gerando oportunidade de se qualificarem para o mercado de trabalho”, disse Fátima Assunção. Texto: Jardel Matos
Prefeito Osvaldinho
Fátima Assunção Secret. de Assistência Social

 
05/10/2015
Redenção/ Homem é morto a tiros 
Mais uma pessoa morre assassinada vitima da violência desenfreada na cidade de  redenção, uma das cidades mais violentas do sul do Pará. O último crime registrado na cidade ocorreu na madrugada do último domingo (04) de outubro no bairro Aripuanã.  

De acordo informações da policia a vítima William Pereira de Araújo, 26 anos andava pela rua, quando foi alvejado com dois tiros de espingarda. A vítima não teve tempo de reação e morreu no local. 

De acordo com informações, o autor do crime é um adolescente de 16 anos, com quem a vitima teria brigado horas antes do assassinato. A policia civil está investigado o crime. Até o momento, ninguém foi preso. (Luiz Pereira)

05/10/2015 
Xinguara/ Bandidos invadem casa e rouba dinheiro e objetos 
Na noite do último sábado (03) de outubro por volta das 21hs, o morador de uma residência localizada na Rua 17 no bairro Jardim América, foi surpreendido por três bandidos armados com duas armas de fogo. 

De acordo com a vitima, após invadirem a casa, os meliantes levaram três aparelhos celulares, um cordão de ouro, uma pulseira e uma quantia em dinheiro. Segundo a vitima, após cometer o roubo os bandidos fugiram em duas motocicletas. 

O Sargento Gilvan e o cabo Alex Oeiras foram até o local e orientou a vitima a procurar a delegacia de policia civil de Xinguara para registrar o caso. (Luiz Pereira)

05/10/2015
Xinguara/ Motos se envolvem em acidente
Na manha do último domingo (04) de outubro, duas motocicletas se envolveram em um acidente de transito no cruzamento da BR 155 com a Rua Tapajós.  

De acordo com a policia, a senhora Maria Madalena que conduzia uma das motos teve escoriações e foi encaminhada pela Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para receber atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara. a outra condutora nada sofreu.  

As motocicletas envolvidas no acidente é uma CG TITAN FAN 150 cor vermelha e uma NXR BROSS 150 cor vermelha. (Luiz Pereira)

05/10/2015
Redenção/ Novos Conselheiros Tutelares eleitos
Em Eleição realizada dentro da normalidade na Escola Palm Muniz durante o dia de domingo (04), foram eleitos os cinco novos conselheiros tutelares. Paulinho: 736; Wanderson: 700; Pastor Alan: 675; Manoel: 600 e Deilton: 541. Os cinco conselheiros terão o mandato de quatro anos.

O salário de cada conselheiro é de R$ 2.400,00 e mais 30% para quem tiver o ensino superior.

05/10/2015
Veja quem foi eleito para o conselho tutelar de Xinguara
Aconteceu neste domingo (04) de outubro a eleição paara novos conselheiros tutelares de Xinuara.

Os eleitos são:
-Paulo-405 votos
- Ilton-331votos
-Jane-271 votos
-Nely- 226 votos
-Ruthe-207 votos

05/10/2015
Veja quem foi eleito para o conselho tutelar de Tucuma
- Elisvanda Bueno-557 votos
-Ronivon- 449 votos
- Francisco das Chagas Bezerra- 259 votos
-Raimundo Nonato da Silva- 251 votos
-Adriana-209 votos


04/10/2015 
Xinguara/ Quartel da Polícia Militar com novos números de telefone
O celular vai ser um aliado da Polícia Militar no combate à violência em Xinguara. Para tentar manter o contato entre o cidadão e a polícia militar, o comando do 17º BPM disponibilizou dois aparelhos celulares, uma forma de agilizar o atendimento que até então só era feito via 190. Os novos aparelhos foram doados por empresários da cidade. 

Os números dos novos telefones da Vivo e TIM estão plotados nas viaturas da PM, facilitando o acesso da população. 
VIVO- 99203-1717/ TIM 98135-1451. (Luiz Pereira)

04/10/2015 
Tucumã e Ourilândia realizam cavalgada ruralista
Aconteceu na manha do último sabádo (03) de outubro a 6º edição da cavalgada ruralista de Tucumã e Ourilândia do Norte. O evento ruralista faz parte da EXPOTUOR 2015 organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais. Comitivas de varias partes da região participaram do evento rural. 

Varias autoridades esteve prestigiando a cavalgada entre eles o vice- governador Zequinha Marinho e a deputada Júlia Marinho. (Luiz Pereira)
Vice- Gorvernador Zequinha Marinho
Zequinha Marinho

04/10/2015 
Redenção/ Quem é o cantor
Edu Braga e Vanderlei Coimbra
Enquanto os funcionários municipais estão com os salários atrasados, fornecedores sem receber e enfrentando problemas com o empréstimo consignado na Caixa Econômica Federal, o prefeito Vanderlei Coimbra, se diverte em um município vizinho, tirando uma de cantor sertanejo. 

Coimbra foi grande atração na cidade de Bannach, ao fazer dupla com o cantor Edu Braga. “Amigos” dizem que ele agora achou a profissão certa. 


04/10/2015 
Pau D arco/ Mais saúde pró povo
Uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Miriquinho, do PT, vai beneficiar os moradores de Pau D’arco.

A emenda parlamentar foi para a construção de uma academia de saúde ao ar livre na sede do município. 

Na semana passada o secretário municipal de Saúde,   Ronigley Maranhão esteve acompanhando o trabalho da construtora responsável pela obra e solicitou rapidez no processo para a  entrega da construção.

04/10/2015 
Parauapebas lidera como maior exportador do estado
A balança comercial paraense fechou o mês de agosto com saldo positivo de US$ 626,4 milhões. 

Com base na análise por municípios, Parauapebas se manteve em destaque como o maior exportador do Estado, com saldo positivo de US$ 226,2 milhões na exportação de produtos, liderados pelo minério de ferro. 

Outro município que se  projetou no mês de agosto foi Canaã dos Carajás, que ampliou o saldo de exportações em 24,73%, com o minério de cobre.

03/10/2015
Polícia investiga assassinato de marceneiro em redenção
O crime de homicídio ocorreu na Avenida Araguaia, nas proximidades do Parque de Vaquejada Izidório Júnior no último dia 27 de setembro. A vítima foi o fabricante de carrocerias, Alexvaldo Soares Oliveira, que morreu após ser atingindo com três tiros na cabeça. 

De acordo com o relato de populares, dois homens que estavam em uma motocicleta, modelo Titan, de cor preta, ao se aproximarem da vítima que pilotava uma moto CG 150, o carona sacou da arma e efetuou três disparos contra o marceneiro que caiu sem vida no asfalto. Na sequência, os criminosos fugiram do local usando a Avenida Araguaia, e em alta velocidade. 

De acordo com informações levantadas pela reportagem, o crime pode ter sido motivado por uma discussão que a vítima teve momentos antes de ser executada. 

De acordo com populares, o marceneiro teria tido uma discussão com um desconhecido em um balneário, localizado na Rodovia PA-155, próximo a Redenção. Minutos após de ter deixado o local, Soares foi assassinado.
A informação não foi confirmada pelo delegado Lúcio Flávio, que investiga o crime.  (Dinho Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.