segunda-feira, 30 de maio de 2016

30/05/2016
Agricultores ocupam sede da Funai em Tucumã
Um grupo de agricultores ocuparam na manhã desta segunda-feira (30) de maio, a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município de Tucumã região sul do Pará.  

Os agricultores ocuparam o prédio no início na manhã para protestar contra a demarcação e a retirada ilegal dos produtores rurais das terras indígenas da reserva Apytereua, localizada município de São Félix do Xingu. 

O presidente da Associação Vale do Cedro, em entrevista concedida ao repórter Rafael Costa da Rádio Positiva FM de Tucumã, chamou atenção das autoridades para a grave situação que envolve os produtores e a Força Nacional que está atuando na área dando cobertura a FUNAI.  

De acordo com informações, no último sábado (29) de maio, a FUNAI com apoio de homens da Força Nacional, queimou um acampamento dos produtores conhecido como “Paredão”, destruindo motocicletas e vários outros pertences dos colonos.  

Há informações de que os prefeitos de Tucumã e São Félix do Xingu já esta se articulando no intuito de buscar uma solução para o problema. O clima continua tenso na região. (Luiz Pereira com informações de Renildo Ferreira)

30/05/2016
Preso em Xinguara homem acusado de tráfico de droga
No sábado 28 de maio a Polícia Civil de Xinguara prendeu um homem identificado como Selio Freitas Tavares, acusado de trafico de droga. Em cumprimento as diretrizes da 14° RISP Superintendência do Alto Xingu, sob o comando do Delegado Pedro Henrique, o Delegado de Xinguara, José Orimaldo determinou que seus policiais saíssem em diligencia à procura do acusado de usar sua residência para vender entorpecentes. A casa era monitorada há dois dias pela equipe policial, suspeita de ser ponto de venda de droga. Na saída de um possível viciado, a equipe abordou e encontrou com ele certa quantia de pedras de “Crack”. 

Ao ser abordado o suposto viciado confirmou que Selio revendia e que tinha acabado de comprar dele. O acusado de traficar foi abordado em frente a sua casa, onde após entrarem os policiais encontrou certa quantidade de crack e maconha e uma quantia de R$ 1.037. Com a materialidade do crime Selio recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia de Xinguara, onde foi autuado em flagrante por tráfico de droga. Agora Selio está a disposição da justiça. 

Participou da prisão a equipe do Delegado José Orimaldo, composta pelos Investigadores Amilcar Viana, Marcos, Adriano e os Escrivães Henry Pedro e Diego. (Por Roserval Ramos com informação da PC de Xinguara)


30/05/2016
Xinguara/ Mulher sofre tentativa de estupro dentro de casa
Uma tentativa de estupro foi registrada no inicio da madrugada desta segunda-feira (30) de maio. A vitima uma mulher de 24 anos sofreu uma tentativa de estupro enquanto se encontrava em sua residência no setor Chácaras em Xinguara. 

A vitima relatou para os policiais que estava dentro de sua residência, quando o suspeito entrou e tentou estupra-la. O principal suspeito de cometer o crime é um homem identificado como Sandro.  

O 2º Sargento Dionísio e o soldado Borges se deslocaram até a residência do suspeito, porém ele já havia fugido e não foi localizado.  (Luiz Pereira) 


30/05/2016
Xinguara/ Motocicletas se envolvem em acidente no centro da cidade
Um acidente de transito entre duas motocicletas foi registrado por volta das 11hs da manhã do último domingo (29) de maio, na Avenida Xingu no centro de Xinguara. 

De acordo com informações da PM do 17º BPM, os envolvidos no acidente tiveram escoriações leves pelo corpo e foram levados para a Unidade de Pronto
Atendimento (UPA) de Xinguara para receber atendimento médico. 

As duas motocicletas, uma CG TITAN cor cinza e uma Yamaha CROSSER cor branca foram recolhidas para a Delegacia de Policia Civil de Xinguara. Os condutores não portavam documentos dos veículos e nem documentos pessoais. (Luiz Pereira)

29/05/2016
Xinguara/ Nova Diretoria da ACIAPA será empossada dia 31/05
Hander- Presidente
Na noite da próxima terça-feira (31) de maio, a Associação Comercial e Empresarial de Xinguara promove solenidade de Posse da nova Diretoria para o Biênio 2016/2018, eleita em eleição realizada no dia 02 de março do corrente ano. 

Vai assumir a presidência da Associação Comercial o empresário Hander Lima Alves. O atual presidente Alfredo Américo Soffa assume como vice-presidente. O evento acontece no auditório da entidade na Avenida Xingu centro de Xinguara, com a presença de autoridades, lideranças politicas, empresários e convidados especiais. 

Após o encerramento da cerimonia de posse será servido um coquetel para os convidados.  

Nova Diretória  
-Presidente: Hander Lima Alves 
-Vice Presidente: Alfredo Américo Soffa,  
-1º-Secretária: Cristianni Alves Dos Santos,  
-2º-Secretária: Dayane Ferreira Lemos da Conceição,  
-1º-Tesoureira: Luciene Pimenta Lima Mota,  
-2º-Tesoureira: Layla Silva Maia,  
-Diretor SPC: Sirlene de Sousa Alencar,  
-Presidente da Assembleia Geral: Márcio Cesar Freitas,  
-Diretoria de Patrimônio: Divino Messias de Oliveira e Jorge Adriane Paulino,  
-Diretoria Social: Telma Benfica Braga Bravo e Rosinei Luiza,  
-Diretor De Relações Públicas: Karina Pereira Nascimento Vuolo,  
-Diretor Agropastoril e Assuntos Agropecuários: Kerly Da Silva Gomes, 
-Diretor de Assuntos do Com. e da Industria: Severino Francisco Da Silva. (Luiz Pereira)

29/05/2016
Xinguara/ Mulher tem celular levado por ladrões
Uma mulher teve seu aparelho celular levado por ladrões na noite da última sexta-feira (27) de maio por volta das 20hs30 no bairro Marajoara I em xinguara. 

A vítima contou para os policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) que foi abordada na Rua Rio Vermelho por dois indivíduos desconhecidos que tomaram seu parelho celular fugindo em uma moto CG FAN cor preta. 

Os suspeitos aparentavam não está armados, segundo a vítima. Os militares orientaram a mulher a procurar a Delegacia de Policia Civil de Xinguara para registrar o caso.  (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

29/05/2016
Canaã dos Carajás/ Polícia prende dupla suspeita de cometer vários roubos de celulares
Raimundo Jhones Lopes Lima e Fernando Ruy Cardoso de Sousa foram presos na última sexta-feira (27) de maio, na cidade de Canaã dos Carajás região sudeste do Pará. Eles são suspeitos de cometer vários roubos de celulares na cidade. 

De acordo com informações da Policia Civil, uma das vitimas seguiu um dos acusados até sua residência. Em seguida acionou a policia civil que foi até a referida casa, no local os policiais encontrou e prendeu Fernando Ruy Cardoso de Sousa, com um dos celulares roubados. 

O restante dos aparelhos foi encontrado na casa de Raimundo Jhones Lopes Lima. Também foi apreendida com a dupla uma motocicleta CG TITAN cor preta placa NSG 8049 de Xinguara. 

Os suspeitos e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Policia Civil de Canaã dos Carajás. 

Participaram das prisões o Delegado Dr. Fabricio e o investigador Flávio lotados na DEPOL de Canaã dos Carajás. (Luiz Pereira com informações da PC de Canaã)

29/05/2016
Parauapebas/ Suspeitos de roubos são mortos a tiros
Ainda está cercado de mistério um duplo homicídio ocorrido na manhã do último sábado (28) de maio, em Parauapebas região sudeste do Pará. De acordo com informações dois homens que supostamente estariam cometendo um “Arrastão” foram executados a tiros no Jardim dos Buritis. 

Um dos jovens mortos foi identificado como Jeferson Maicon da Costa Leal de 19 anos. O outro morto não teve a identificação revelada. 

A policia civil investiga para saber de onde partiu os disparos que mataram a dupla que conduziam uma motocicleta na hora do crime. (Luiz Pereira)


29/05/2016
Parauapebas/ Ex-presidiário é executado a tiros
Mais um homicídio foi registrado em Parauapebas região sudeste do Pará.  A vítima foi o ex- presidiário Edinaldo Pereira Chaves Filho de 30 anos, morto com tiros no bairro Cidade Jardim. 

O caso foi registrado na última sexta-feira (27) de maio, na 20ª Seccional Urbana de Parauapebas, tendo a frente o delegado Jorge Gilson Carneiro. 

De acordo com as primeiras informações da Policia Civil, Edinaldo Pereira Chaves Filho respondia a dois processos criminais por tráfico de drogas e estava em liberdade condicional.  

Câmeras de segurança serão requisitadas pela Policia Civil para tentar identificar o criminoso. (Luiz Pereira)


29/05/2016
Piçarra/ Homem é executado com seis tiros
Um homicídio foi registrado no município de Piçarras, na última sexta-feira (27) de maio, tendo como vítima Gilmar Valentim Pereira, de 45 anos, morto com 6 tiros, na vila Oziel Pereira, no centro comercial do município. 

O assassinato teve como relator o cabo Valdivino Diniz, do destacamento da Polícia Militar do município de Piçarra. O policial informou que estava de plantão quando recebeu uma ligação telefônica dando conta de que um homem havia sido morto na Vila Oziel Pereira. 

Segundo o policial, ao se deslocar para o local do crime, constatou que Gilmar Valentim Pereira havia sido atingido com 6 tiros, que atingiram a região do tórax. Populares informaram que foi avistada, no local do crime, uma caminhonete preta, na qual, possivelmente o autor do crime teria fugido. 

O delegado Alexandre Henrique, abriu inquérito policial para apurar as circunstâncias que levaram à morte Gilmar Valentim Pereira. (Diário do Pará)

29/05/2016
Redenção/ Acidente tira a vida de ex-vereador "GG" e família
GG e sua esposa- mortos no acidente
Na manhã deste domingo (29) de maio, Redenção perdeu um de seus pioneiros, Geraldo Gonçalves de Souza, mais conhecido como GG morreu juntamente com sua esposa Jaciara Pereira da Silva de 36 anos, e sua filha Isabela Gonçalves da Silva de 7 anos em um acidente automobilístico na BR-153 em Nova Olinda-TO.

Segundo informações, GG estava em viagem a família quando o carro que ele conduzia se chocou contra uma carreta bi-trem próximo a Araguaína. 

GG ajudou a construir a história de Redenção, já foi vereador e vice-prefeito no município, muito conhecido na região, conquistou o carinho e respeito da população. (Jornal a Noticia)


27/05/2016
Xinguara/ PM prende homem suspeito de tentar roubar celular
Um homem identificado como Rubens Sousa Maranhão Vulgo “Zé Pequeno” de 38 anos foi preso na última quinta-feira (26) de maio, acusado de tentar roubar um aparelho celular em Comercio na Avenida Orlando Muraro no bairro Marajoara II em Xinguara. 

De acordo com informações policiais, o acusado chegou armado uma 
faca exigindo que a vitima lhe entregasse o aparelho. A vitima um homem de 45 anos, conseguiu desarmar o ladrão que fugiu sem levar nada. 

Uma equipe da PM composta pelo 2º Sargento Filho e o cabo Teixeira foi acionada e após diligencia conseguiu localizar o suspeito e prende-lo. Os policiais apreenderam uma faca e uma chapinha de cabelo. 

O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil de Xinguara para as medidas necessárias. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

27/05/2016
Xinguara/ PM prende dupla com moto roubada
Era por volta das 14hs da última quinta-feira (26) de maio, quando a Polícia Militar foi acionada por populares, informando que no mercado municipal de Xinguara havia dois indivíduos com uma moto roubada.  

Uma guarnição da Polícia Militar (PM) de Xinguara, composta pelo 2º Sargento J. Sousa e o soldado Lopes, se deslocaram para averiguar a situação. Os suspeitos se evadiram antes da chegada dos militares.  

Após diligencia pela cidade, a dupla foi abordada na Avenida Francisco Caldeira Castelo Branco no bairro Itamaraty, conduzindo uma moto NXR BROSS cor vermelha sem placa. Após consultar os dados do veículo no sistema SINESP, ficou constatado que o mesmo possui restrição de roubo.  

Segundo informações policiais, a moto foi roubada na cidade de Água Azul do Norte á cerca de um mês atrás, quando três bandidos armados de revólver entraram em uma residência renderam os moradores e levaram  a moto.   

Os dois suspeitos, Flávio Araújo Ferreira de 21 anos e Antônio Carlos Sousa Moraes de 18 anos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Xinguara para as medidas necessárias.  (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

27/05/2016
DENÚNCIA
Portas de ônibus em Conceição do Araguaia são fechadas com fios
Porta do ônibus fechada com corda

Alunos e pais que moram em Conceição do Araguaia, no sul do Pará, reclamam das condições dos ônibus que realizam o transporte escolar na cidade. Os veículos não têm cintos de segurança e as portas e cadeira do motorista são amarradas com fios. A prefeitura da cidade alegou que o transporte é o melhor do sul do estado. 

O prefeito do município Walter Peixoto informou que não é possível fazer melhorias no momento e que o governo federal só repassa 30% de custos para a manutenção do transporte escolar."De vez em quando uma linha quebra. São 5 ônibus e eu diria que o transporte está razoável. Não está do jeito que a sociedade merece, mas estamos fazendo o arroz com feijão que todos fizeram”. justifica.  

Segundo a mãe de um aluno Marinalva Cardoso, os ônibus deveriam ser impedidos de circular nessas condições. "Pela lei alguns veículos não deveriam nem carregar alunos na região”, afirma. Outro pai de aluno, Nivaldo Santos comenta a situação. “Falta pneu, câmera de ar, falta tudo. É uma baixaria”, reclama.
A cidade possui cerca de 3 mil estudantes e todos viajam até 60 quilômetros por estrada até chegar na escola. A maioria das janelas dos veículos não tem vidro.

Para Kelly Silva, que precisa do veículo, a situação é lamentável. “É triste a situação, as cadeiras são horríveis”. Maiza Ribeiro, também aluna, conta que muitas vezes os alunos precisam intervir. "Às vezes precisamos puxar as portas para que elas possam fechar", afirma. 

Além do transporte: Os moradores da zona rural da cidade estão organizados em associações. Eles reclamam ainda das condições das estradas e pontes. No assentamento Padre Josimo Tavares, conhecido como assentamento Bradesco, 158 pontes estão em mau estado. A prefeitura garantiu que vai recuperar o acesso às pontes e fazer a manutenção das mesmas. 

Para o presidente da associação, Eurípedes Aguiar, a situação é inadmissível. "Alunos e professores reclamam. Motoristas têm medo, as crianças têm que descer do veículo para que ele possa seguir viagem. É aventurar a vida andar por essas estradas", finaliza. (G1/PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.